O que são Fundos Imobiliários e por que investir ?


Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais. Do patrimônio de um fundo podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros.

Você pode ser sócio de grandes empreendimentos imobiliarios


As construtoras desses empreendimentos vendem uma parte do imóvel em cotas e o dono de cada cota recebe um valor proporcional do aluguel. Existem cotas no mercado que valem menos de R$ 20,00 e você pode comprar quantas estiver à venda.
 

VANTAGENS


Diversificação dos investimentos

Alguns fundos trazem diferentes tipos de imóveis (uma universidade e um shopping, por exemplo).
 

Possibilidade de valorização das cotas

Vários imóveis se valorizam ao longo do tempo. Você poderá lucrar caso queira vender suas cotas.

Venda de cotas no mercado financeiro

Diferente de um imóvel, o fundo permite negociar as cotas em Bolsa.
 

Isenção de imposto de renda e IOF

Rendimentos mensais para pessoas fisicas, que tenham menos de 10% de cotas de fundos imobiliários cujas cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas.


 

Comparação entre aquisição e Fundos


Compra de imóvel

 

Fundos imobiliários


Simplicidade

O investidor precisa se preocupar com escrituras, certidões, ITBI, locação, vacância, reforma, cobreança, etc.

 

Simplicidade

Por meio do home broker o investidor negocia as suas cotas sem se preocupar com burocracia e os cuidados de um imóvel.


Liquidez

A trans+A27:H28ação depende de diversas variáveis e complicações que tornam dificil a venda rápida de um imóvel.

 

Liquidez

Algumas cotas são negociadas em Bolsa, reduzindo o risco de não se conseguir vender o ativo, além de ser livre das complicações burocráticas.


Fracionamento do investimento

O imóvel, como se sabe , é um bem indivisível. Assim , não é possivel vender apenas uma parte dele.

 

Fracionamento do investimento

O investimento em fundos imobiliarios, por ser fracionado em cotas, permite ao investidos comprar / vender cotas de acordo com sua capacidade financeira.


Vantagem Fiscal

Os aluguéis provenirentes dos imóveis de propriedade direta são tributados pelo imposto de Renda Pessoa Fisica (IRPF).

 

Vantagem Fiscal

Para pessoas físicas , não há incidencia de IR sobre o rendimento distribuido pelo fundo, o que aumenta o retorno do investimento.


Risco

O proprietário de um imóvel fica exposto ao risco de vacância (imóvel vazio ) e inadimplência.

 

Risco

O Fundo de Investimento Imobiliário , investe , normalmente , em grandes empreendimentos, o que leva à diversificação de inquilinos e minimiza o risco de perda total de rentabilidade.


Gestão

O proprietário de um imóvel, em geral , não tem tempo de encontrar maneiras de melhorar seus rendimentos, além da natural deterioração do interior.

 

Gestão

O investidor não precisa se preocupar com a depreciação. A gestão ativa permite que o administrador venda empreendimentos que considera menos valorizados.


Importante


A isenção de imposto de renda é válida para pessoas físicas que tenham menos de 10% da totalidade de cotas do fundo e exclusivamente para fundos imobiliários cujas cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas. Consulte a tabela de corretagem da XP Investimentos para saber os custos de corretagem referentes ao FII. As informações ora veiculadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de cada investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Os produtos financeiros de investimentos contidos neste material (Fundos de Investimento Imobiliário) são meras proposições de investimentos, não havendo garantia de rentabilidade. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. O investimento em cotas de fundos imobiliários não é adequado a investidores que necessitem de liquidez, tendo em vista que os fundos de investimento imobiliário encontram pouca liquidez no mercado brasileiro, apesar da possibilidade de terem suas cotas negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado. Além disso, os fundos de investimento imobiliário têm a forma de condomínio fechado, ou seja, não admitem a possibilidade de resgate das suas cotas, sendo que, pela baixa liquidez, os seus cotistas podem ter dificuldades em realizar a venda de suas cotas no mercado secundário. Portanto, os investidores devem ler cuidadosamente a seção “Fatores de Risco” do Regulamento e do Prospecto, que contém a descrição de certos riscos que atualmente podem afetar de maneira adversa o investimento em cotas, antes da tomada de decisão do investimento. Ao considerar a aquisição de Cotas, potenciais investidores deverão realizar sua própria análise e avaliação sobre o Fundo. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. O objetivo do fundo não caracteriza compromisso ou garantia por parte do administrador de que o mesmo será atingido. Ainda que o gestor da carteira do fundo mantenha sistema de gerenciamento de riscos, não há garantia de completa eliminação de possibilidade de perdas patrimoniais para o fundo e para o investidor. O fundo não conta com garantia do seu administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para mais informações e dúvidas sobre produtos, contate o seu agente de investimentos.